Enzo Flores, estudante do Brasil, está realizando o seu sonho de estudar cinema nos Estados Unidos

Por que você decidiu estudar nos Estados Unidos?

Eu decidi estudar nos Estados Unidos porque o meu sonho era morar aqui. O coração da indústria do cinema está localizado em Hollywood; todas as melhores universidades de cinema estão na Califórnia. Se eu tivesse ficado no Brasil, nunca teria as mesmas oportunidades que tenho aqui na Califórnia.

Por que você escolheu esta faculdade? O que mais o atraiu?

Eu escolhi a Orange Coast College (OCC) por causa da reputação de seu curso de cinema e por ela ser uma das faculdades que mais transferem alunos para as universidades que considero importantes. E também pela sua localização conveniente no Condado de Orange, o que facilita visitar cidades grandes como Los Angeles e San Diego e a desfrutar das belas e diversas paisagens da região.

Do que você mais gosta na OCC?

Eu gosto muito das oportunidades de liderança que os alunos têm lá. No meu primeiro semestre, participei em vários programas do governo estudantil, bem como em atividades acadêmicas e no programa de voluntariado.

Do que você mais sente falta do seu país?

Eu realmente sinto falta da minha cidade, da comida, dos meus amigos e da minha família.

Qual foi sua maior surpresa em relação à vida e educação nos EUA?

Os costumes e tradições são diferentes. Por exemplo, o modo como os alunos se comportam na sala de aula e como as pessoas se vestem e conversam, são bem diferentes do Brasil.

Como você lidou com as diferenças da língua?

Nos primeiros meses, tive dificuldade em falar inglês sem a interferência da língua portuguesa; esquecia palavras em inglês ou começava a falar em português com os americanos. Mas com a prática do dia a dia, o meu inglês melhorou bastante e os problemas desapareceram.

...  e com as finanças pessoais?

Isso foi um grande obstáculo. Além das dificuldades da economia brasileira no ano passado, tive problemas com os meus gastos todos os meses. Cheguei a ficar sem dinheiro várias vezes antes da semana ou o mês terminar. A solução foi controlar os meus gastos e aprender a calcular sistematicamente o que iria gastar por semana.

Em que atividades você participa?

Eu fundei a sociedade acadêmica de cinema, Pi Tau Epsilon. Trabalhei como secretário e tutor de cinema no Student Success Center, o centro de tutores no câmpus. Participei em várias atividades de voluntariado dentro e fora do câmpus. Como voluntário “notetaker”, eu ajudava fazer anotações para estudantes com deficiência. Participei também nos clubes de debate e cinema criados para  estudantes internacionais.

Quais são suas metas profissionais? Como sua educação nos EUA será relevante para seus objetivos pessoais?

Eu aspiro em ser um diretor ou crítico de cinema respeitado. São nos Estados Unidos onde encontro a indústria de cinema que inspira todos os meus sonhos de atingir as minhas metas de poder trabalhar em um estúdio cinematográfico importante em um futuro próximo.

Qual é o seu conselho para outros estudantes do seu país que estejam querendo estudar no EUA?

Que saiam da zona de conforto para experimentar a vida como pela precisa ser experimentada. Sei que é difícil largar tudo e todos para trás e se mudar para um país onde as tradições e a cultura são diferentes, mas você se adapta facilmente e perceberá como tudo isso vale a pena.