Ano novo, novo eu... não!

Por que somos tão atraídos pela ideia de resolução de ano novo?

Resolução de Ano Novo . “Magbago ka na ngayong bagong taon ah? [Você deve mudar neste novo ano, ok?]” É uma tradição tão convincente tornar-se novo a cada primeiro dia do ano novo. As pessoas começam suas dietas complexas, vão à academia, seguem uma rotina de cuidados com a pele em dez etapas, dormem mais e muito mais, mas desaparecem após a segunda semana de janeiro. É interessante como o ser humano se renova toda vez que a terra completa uma volta completa em sua órbita. Por que somos tão atraídos pela ideia disso?

Esse pensamento me veio à cabeça depois do ano novo recente, meu segundo nos Estados Unidos. Eu sou como todo mundo, sinceramente. E eu sendo a aberração excessivamente sentimental que sou, como eu comemoro a véspera está relacionada a como meu ano vai ser. Como você é muito feminina, Alaine. Pare. É realmente tão significativo?

31 de dezembro de 2022

O dia começou com uma surpresa de neve sem fim. Não nevava continuamente desde o início do inverno, quando meu carro escorregou duas vezes no gelo a caminho de Tahoe . Eu queria terminar 2022 da maneira clássica: videogames. Não havia muito o que fazer até que fosse necessário desenterrar o carro para irmos à casa de um amigo na véspera.

No momento em que pisei na estrada, minha perna afundou e a neve estava alta o suficiente para atingir meu joelho. Com certeza, a carona até a casa do amigo foi uma loucura. O carro escorregou mais do que qualquer coisa que minha lola - avó - poderia suportar; tente manter a calma enquanto seus passageiros enlouquecem por causa das curvas incontroláveis do Cirque du Soleil feitas por seu carro.

Nossa comida estava deliciosa, o macarrão com queijo feito por Sarah era hipnotizante. Comecei a sentir falta das tradições filipinas por volta das 21h, quando normalmente íamos à missa antes de esperar a meia-noite. Os jogos de tabuleiro nos divertiram.  

Minha mente girava em torno de como tudo deveria estar perfeito quando o relógio bate meia-noite, para simbolizar o ano que está chegando para mim. Um brinde, rolar frutas na porta (trazendo prosperidade para dentro de casa), fazer muitos barulhos injustificados com o que eu puder e bombinhas explodindo na frente de cada casa. E como nada disso acontecerá novamente nesta véspera de ano novo.

1º de janeiro de (2022) 2023

Puxa, eu tenho que me acostumar com isso. As expectativas apenas aumentam a chance de decepção. Nossa comemoração foi simples . Fizemos um brinde, comemos 12 uvas (uma tradição hispânica que encontrei pela primeira vez; eles disseram que significa boa sorte nos próximos 12 meses) e tivemos fogos de artifício pacíficos na fonte sobre a espessa neve acumulada. E eu adorei.

Claro, posso ter sido criado com uma cultura totalmente diferente incorporada a mim. Mas a mudança de cenário - esta nova temporada da minha vida - não é para eu me renovar, mas para comemorar meu crescimento contínuo. Olhando para este novo ano, não é tempo de aparecer uma nova pessoa, mas sim de alguém crescer e aceitar os novos “velhos” que chegam. Como lidar com a neve , vinda de um arquipélago tropical.


Alaine Obra, das Filipinas, está estudando para obter um diploma de associado em ciência da computação no Truckee Meadows Community College em Reno, Nevada.